Olá!!
Você que está me visitando, por gentileza deixe seu contato nos comentários, que farei questão em retribuir a visita.

Pessoas que participam do blog.

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março dia Mundial da Síndrome de Down e desabafo de Mãe!

Oi Pessoal!
É com grande alegria, que festejo o dia dedicado as pessoas com Síndrome de Down, síndrome que deveria ser chamada a Síndrome do Amor!!!
Para os Pais que estão chegando agora neste novo universo, tenho algo a dizer, viva um dia de cada vez, chore, fique de luto e depois meus Amigos vão atrás de informação e procurem os direitos de seu filho, lembre-se ele é um cidadão único como todas as pessoas do planeta, tem direitos e deveres.
Para tanto, nós Pais somos seus Anjos que conduzimos na infância, na adolescência e o preparamos para uma vida adulta, então se permita e permita ao seu filho crescer e se desenvolver como uma pessoa e não como alguém doente. Síndrome de Down não é doença.
Tem um livro que leio e releio sempre que se chama Síndrome de Down e meu filho de Ana Beduschi Nahas tem como parceria o Instituto Guga Kuerten, excelente trás além de dicas uma vasta biblio grafia e sites para pesquisa na internet.
" As pessoas com Síndrome de Down merecem o respeito de todos pelos seus direitos de privacidade, de ter seus próprios pertences, de desenvolver suas capacidades, der ter suas habilidades valorizadas, de realizar suas vontades, de seguir seus interesses e satisfações, e de ver seus direitos de cidadão respeitados." ( Ana Beduschi Nahas), faço das palavras desta Mãe as minhas.
Estamos tentando aqui onde moro dar aos nossos filhos atendimento de qualidade e garantido a eles seus direitos. Não posso deixar minhas Amigas e Amigos Blogueiros de contar-lhes o que acontece aqui!
Vivemos numa cidade de poco mais de 5000 habitantes na qual temos uma APAE  com 37 alunos especiais, sendo atendidos ali. Recebendo ou melhor dizendo recebiam, atendimento de :
Médico Neurologista,
 Neuropisicóloga,
 Fonoaudióloga,
 Psicóloga,
 Fisioterapeuta,
Terapeuta Ocupacional .
Mas agora devido a dificuldades financeiras da Instituição e o quase desligamento com o SUS, estamos a mercê!!! Pacientes que necessitam de atendimento estão indo a procura desesperada ao posto de saúde aqui do município, no qual infelizmente vai dar assistência via Estado onde sabemos que uma consulta é agendada para 03 mêses na fila de espera!
Estamos esperando agora a juda municipal para que não deixe nossos alunos (pacientes) sem o atendimento devido! Garantido seus direitos!
O caus é grande, alunos da rede pública Municipal e Estadual de nosso município também eram contemplados com os atendimentos médicos na APAE.
Porque, é fato que trabalho em equipe, de Pedagogos especia lizados em Educação Especial e Técnicos da área da Saúde trabalhando juntos o rendimento na saúde mental e física do paciente (aluno) é visto no dia a dia, problemas são resolvidos e quando não ali na Instituição, são encaminhados a especialistas que conseguem diagnosticar o paciente, e assim dar continuidade na qualidade de vida dessas pessoas.
Peço as autoridades competentes, sensibilidade em olhar e resolver  uma questão que beneficia a muitas pessoas. E para a APAE,  perder o Sistema Único de Saúde, algo que foi tão lutado para conseguir é um retrocesso,  é um atraso também para quem realmente precisa, que são os muitos filhos da Comunidade.
Esta semana ainda teremos uma reunião com o Gestor de nossa cidade esperamos apoio e acima de tudo AÇÃO!
Viva nossos filhos, saúde para todos nós!
Um grande abraço
Ana Cristina

14 comentários:

  1. Oi Aninha!

    Linda declaração de amor a sua! E também o desabafo de uma mãe que quer apenas que o Governo faça o que deveria: forneça condições mínimas de saúde e educação aos seus cidadãos.

    Nesse post conheci um pouco mais sobre vc e agora gosto de vc ainda mais! Ganhou mais da minha admiração!

    Um beijo e força sempre!

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, que declaração bonita, e o seu apelo também é muito importante.
    Somente pessoas especiais como anjos da guarda tem um filho com deficiência mental, são escolhidas a dedo para poder ajudar a seu filho.
    Bjos
    Mary - MaryArt
    marymoreiram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, essas crianças especiais merecem realmente os nosso respeito, são muito amáveis e carinhosas, beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. A APPAE aqui do RJ também está passando por uma fase crítica. Problema parecido tem enfrentado o Instituto Benjamin Constant, que é uma escola maravilhosa para deficientes visuais.
    Espero que tudo dê certo na reunião.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  5. Oi Aninha!
    Pessoas especiais, merecem filhos especiais.
    O que lamento é o descaso dos orgãos públicos com relação as necessidades de seus eleitores.
    Espero que vcs consigam êxito nessa luta. Adorei o post. Sou apaixonada por estes seres de luz, tão especiais.
    Tem selinho pra vc, lá no blog tá.
    Bjs e parabéns.
    Rita

    ResponderExcluir
  6. Oi Aninha!! Que lindo viu este desabafo,as vezes falamos e parece que ninguem estar nos ouvindo num é verdade? Parabéns! Que todos possam lutar pelo que acredita e por seus direitos.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. oi passando para agradecer a visita e ja estou seguindo seu blog ,e adorei seu cantinho ,beijos fica com DEUS http://reiventandoarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá querida, obrigado pela visita. Já estou te seguindo também. Seu blog é muito interessante, tem de tudo um pouco. A mensagem postada é de muitíssima importância, pois sei que seu desabafo é real. Parabéns.
    Bjão

    http://sementedaarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana , passando pra conhecer o seu Blog e retribuir sua visita , lindo o post , me emocionei , Parabéns !!
    Bjus
    Cláudia
    www.claudiapinceisecores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. OBRIGADA AMADA POR ME SEGUIR SEU BLOG E LINDO E JA ESTOU TE SEGUINDO TBM

    ResponderExcluir
  11. Oi vim retribuir o carinho de sua visitinha!!Seja bem vinda!!Bjs!!Http:marlisalomao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. ADOREI SE CANTINHO, JÁ ESTOU TE SEGUINDO, APROVEITA TBM, DA UMA PASSADINHO NO MEU, VC VAI ADORAR.
    bbolsasba.blogspot.com

    BIA BOLSAS

    ResponderExcluir
  13. Muito bom teu post, tua reflexão, teu "grito", e o exemplo e o amor como pais! Marion

    ResponderExcluir
  14. Ana querida!
    Um prazer conhecer seu blog. Creio que você tem mesmo que lutar pelos direitos do seu filho, pois eles existem e são garantidos por lei. Muitos pais desconhecem as leis e direitos nesta área, e isto dificulta ainda mais a vida deles e das crianças. Não sei se viu no meu perfil, mas sou especialista em educação especial. Fiz esta especialização depois da primeira cirurgia que fiz, há pouco mais de um ano fiz a segunda cirurgia. Enfim, após passar por um doloroso processo fui fazer educação especial. Amei! Entendo, admiro e peço a Deus que te abençoe com muita paz, força,saúde, coragem, amor, paciência, inspiração, enfim, que Ele te capacite para sua linda e válida "batalha" diária.
    Abracinhos floridos no coração
    Sue

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário.
Um grande abraço
Ana Cristina

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...