Olá!!
Você que está me visitando, por gentileza deixe seu contato nos comentários, que farei questão em retribuir a visita.

Pessoas que participam do blog.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Doce de Goiaba e Chimia de banana!


Oi Pessoal!
É tempo de goiaba, nós aqui em casa adoramos, o Pedro Lucas come as biabas como ele diz se passar por uma goiabeira ela exala aquele cheirinho já sabe, tem que parar e colher uma e comer ali mesmo!! Mas esta semana ganhamos de um vizinho duas sacolas cheias de goiabas então para aproveitar fizemos um doce coma casca e com a polpa fizemos suco. Vou explicar tudinho como foi feito!!
Para o doce é preciso lavar primeiramente as goiabas e cortar ao meio e retirar a polpa e reservar as cascas num refratário e a polpa em outro, porque você vai fazer o suco com a polpa.
Com as cascas colocadas numa panela você coloca açúcar eu usei o que tinha em casa usei do fino mesmo, 1kilo de açúcar para 2 kilos de goiaba coloque água 1/2 litro e deixe ferver até a calda engrossar e é só isso fica uma delícia para servir de sobremesa.
Para fazer o suco é simples se o liquidificador tem aquele cesto para suco é apenas ir colocando ali a polpa com um pouco de água e ir liquidificando (se não tiver o cesto é só passar na peneira para retirar as sementes),  uma dica use apenas o pulsador do liquidificador, vá colocando em outro recipiente faça aos poucos. Depois é só colocar em saquinhos e levar ao freezer conforme for precisando descongele e bata novamente no liquidificador com água e açúcar! E prontinho conseguimos aproveitar totalmente as goiabas tirando as sementes é claro, que servem de adubo!
Agora vamos para outra façanha eita, que esta semana aqui foi só de fogão!!!
Mas desta vez foi o maridão que fez tudinho sozinho! É, tá pensado que eu não boto ele no trabalho,rsrsrs, aqui não tem moleza não!! Brincadeirinha ele adora colaborar!!
O Everaldo meu esposo, e mais um amigo nosso o Rogério foram no interior aqui de Santa Catarina  visitar um amigo numa cidade chamada Jacinto Machado e ganharam deste amigo bananas e aimpim mas vieram com o porta malas cheio, uma loucura,então o jeito foi pensar em aproveitar tudinho, e aí está o resultado com as bananas que o Everaldo trouxe para casa que já estavam maduras!!
Chimia de banana:
Bananas descascadas usamos aquelas caturras 5 kilos
2 kilos de açúcar cristal;
1/2 kilo de açúcar mascavo e
1/2 litro de água.
Assim depois de descascar corte as bananas em pedaços pequenos pode ser em rodelas como queira. Em seguida coloque a água e o açúcar cristal e o açúcar mascavo, e fica pronto em 02 horas de cozimento as bananas começam a desmanchar e o doce fica escuro e sem água, está pronto! Aqui gostamos muito de comer com pão caseiro!
As cascas colocamos para as galinhas aqui de casa, não eram bananas orgânicas.
Um grande abraço
Ana Cristina

9 comentários:

  1. Oi Amiga, quantas delícias, hein?
    Amo goiaba e banana. Fiquei com água na boca rsrs.
    Quanto ao aimpim tenho uma dica para você, talvés até saiba. Descasque eles e ponha para cozinhar, deopois escorra e coloque num tabuleiro para esfriar, depois de frio coloque em sacos conforme for sua necessidade de uso e congele. Quando for usar já está cozinho é só colocar para fritar ou no ensopadinho, enfim o que desejar.
    Bjos
    Mary - MaryArt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!
      Que delícia as frutas sazonais! Aii esqueci de falar o que fia com o aipim, eu não o Everaldo ele descascou lavou tudinho e cortou em pedaços e colocou em saquinhos no freezer. As vezes quando cozinho e sobra acabou congelando!! Valeu pela dica. Obrigada por comentar!!
      Bjus

      Excluir
  2. Que delicia,gosto dos 2 e que delicia morar em cidade pequena, a gente sempre ganha alguma fruta quando solteira morei tambem, beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai, goiaba eu não posso !!!
    Mas doce de banana é minha maior perdição, amooooo !!!
    E o seu ficou simplesmente um escândalo de apetitoso, rsrsrs
    Que vontade !!!

    Bjus 1000 sua malvada, por postar essas fotos lindas á essa hora !!

    ResponderExcluir
  4. Ana Cristina, qto tempo que eu não via a palavra chimia....que saudade da minha infância....hmmmmm
    Adorei este post....
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi chamar em chimia, mas deve ficar uma delícia!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga obrigada pela visitinha!!Ao retribuir a visitinha vi esse doce,ai que delicia amiga!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Cá vim eu para internet descobrir receita de chimia de banana e, descobri esta ótima receita sua. Já vou aproveitar para conhecer melhor teu blog.
    Obrigada por compartilhar as duas receitas.
    bjs
    Mana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário.
Um grande abraço
Ana Cristina

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...