Olá!!
Você que está me visitando, por gentileza deixe seu contato nos comentários, que farei questão em retribuir a visita.

Pessoas que participam do blog.

domingo, 3 de março de 2013

Momento reflexão!

Fonte:Google imagens

Oi, Pessoal!!
Bom, gostaria de abordar um tema que sempre fico me perguntando qual é o correto em fazer, dar o dinheiro quando uma criança vem pedir? Ou ao invés disso simplesmente dizer  não?

Hoje, me ocorreu que eu fiquei no estacionamento de um supermercado dentro do carro esperando o marido comprar carne pro churrasco, (estávamos vindo da praia e o Pepe sem calçado), e eu observava o vai e vem das pessoas, quando avistei um garotinho miúdo pedindo dinheiro para as pessoas que ali estavam.

Ele ia até as pessoas obviamente falava algo, e ganhava uns trocados, bom até aí tudo bem, em partes né?!

Comecei a me questionar o porquê daquele menino tão pequeno e já pedindo dinheiro, poderia ser por inúmeros motivos: miséria, alguém que o mandava pedir, enfim "N" motivos o levariam a tal ato.

Foi quando eu estava cantando uma música que ouvíamos pelo rádio com o Pepe, os vidros do carro fechado, pois o calor na rua era insuportável que eu olho pro lado e vejo ele ali parado na minha janela, nos observando!

Abri o vidro e dei oi pra ele, perguntei o nome dele, -wagner ele disse, muito lindo tímido, disse com uma voz fraquinha - Tia me dá um trocado? Eu olhei pra ele e na hora eu perguntei: Porque tu está aqui pedindo dinheiro Wagner?

- Eu tava ajudando a mãe a vender pano de prato, e acabou vedemos tudinho, e agora ela tá lá dentro comprando e eu tô aqui pra conseguir uma graninha pra mim!!!!

Então, comecei a questionar pra saber o que o levava estar ali quele menino.
Perguntei onde ele morava, o lugar era num bairro próximo, perguntei em que colégio ele estudava, ele me respondeu com precisão, aí perguntei em que série 3º ano, que idade tinha 08 anos, e ali o papo se iniciou...

Quis saber se ele passava fome em casa, ele disse que não, que a mãe trabalhava e nos finais de semana vendia panos de prato pintados por ela em casa, ele ia junto com ela as vezes pra ajudar a vender.

Falei pra ele, tu é muito pequeno ainda para trabalhar Wagner.

Ótimo pensei, e disse, tu sabe que tu não precisa pedir dinheiro né?? Ele me olhou bem nos meus olhos, expliquei pra ele que era importante ele estudar bastante, e quando ele fizer 16 anos já poderia trabalhar, mas que agora o importante era ele estudar, e deixar a responsabilidade do sustento pra mãe dele!

E perguntei se ele ganhava o bolsa família ele disse que sim, mas era muito pouco, então revidei e expliquei - wagner temos que viver com o que temos, e não é legal ficar pedindo dinheiro.

Perguntei o que ele pensava em ser quando crescer, ele disse polícia, bom respondi!!
Então tu estuda bastante pra quando tu fizer 18 anos tu fazer um concurso da brigada ou de outra polícia, e trabalhar na polícia, ele gostou.

Perguntei se ele gostava de matemática? ele respondeu que gostava, perguntei qual a tabuada estão aprendendo agora? Do 3 ele respondeu.Tomei a tabuada dele hehehe, ele demorava pra responder, mas sabia. 
O Pepe começou a imitar ele falando a tabuada, ele perguntou é teu filho? eu respondi que sim, falei o nome é Pedro Lucas,  o Pepe disse é Pepe se apresentando kkk, então notei que ele olhou pro Pepe com quem se questiona e nota que  há algo de diferente, e já expliquei pra ele sobre a síndrome de Down, ele ficou surpreso bem interessante foi vê-lo perguntando como ele era queria   saber mais...!

Um amor de criança!!!

Ele avistou a mãe que vinha vindo com algumas sacolas, e me mostrou ela, vou embora agora tia, a mãe tá me procurando, dei thau pra ele, ele saiu com um sorriso no rosto.

Ali naquele momento achei melhor não dar o dinheiro e sim conversar com ele, quem sabe ele reflita no que eu falei pra ele, quem sabe o ajudei, prefiro pensar assim!

Moramos num lugar pequeno, Torres RS é pequena também, dá para contornar estas situações, olhar pra criança e conversar acho que fiz o certo! Não disse não pra ele!! Mas também não dei o dinheiro.
Não vou mais esquecer dessa experiência.

Um grande abraço
Ana Cristina

3 comentários:

  1. Nos deparamos todos os dias com esse tipo de situação e particularmente não dou dinheiro.
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso assim também, se dermos vamos estar alimentando essa cultura de ganhar dinheiro, e não de trabalhar para obtê-lo. obrigada por participar.
      bjuss

      Excluir
  2. ACHEI VOCÊ UMA PESSOA EXTREMAMENTE INTELIGENTE,ADOREI O QUE TU ESCREVEU NO MOMENTO DE REFLEXÃO.
    MUITO BEM, NUNCA SOUBE DE ALGUÉM QUE AGISSE DESSA MANEIRA.
    TU DEVES SER UMA PESSOA ILUMINADA,QUE DEUS ABENÇÕE VOCÊ E SUA FAMILIA.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário.
Um grande abraço
Ana Cristina

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...