Olá!!
Você que está me visitando, por gentileza deixe seu contato nos comentários, que farei questão em retribuir a visita.

Pessoas que participam do blog.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Festa Junina x autismo!


Oi, Pessoal!
Meses de festa junina pelo nosso Brasil a fora, festas em escolas, bairros enfim, todos soltam suas almas caipiras e se vestem para curtir uma das festas mais queridas de nossa cultura brasileira.
Nossos filhos estão na sociedade e mais esta para enfrentar! Para o Pepe ele tem este convívio desde muito pequeno, pois desde a educação infantil quando frequentava escolinha já participava a sua maneira! 
 nesta foto, com a Professora Marilene Apae Passo de Torrres SC em 2009.


Foto: Pepe dançando com a Professora Nair!
 Ambientes com som alto, muitas falas ao mesmo tempo, cheiros, gente chegando perto fazendo questionamentos, tudo isso é muita informação para o cérebro processar, e no mais nossos filhos tem uma sensibilidade aguçada, então o que passa despercebido a nossos olhos para eles os afeta em grau elevadíssimo, então cabe a nós identificar o que lhes desagrada ou incomoda para evitar os comportamentos indesejados!
Vou relatar um exemplo que ocorreu conosco neste passeio último que fizemos para participar de uma festa junina!
Estava tudo maravilhosamente bem, fomos de micro ônibus ao passeio, no qual o Pepe adora viajar de vãns, bom já começara tudo bem, pois ele não recusou em colocar a boina, que fora de seu bisavô, deixou fazer maquiagem, para nós um passo muito importante!!
Lá pelas tantas na festa comecei a notar que o Pepe já estava cansado, só não tinha me pedido para ir embora!
Dependíamos da condução que nos levou para buscar! Ele dançou com uma das professoras, comeu num lugar reservado, estava feliz!!
Foi quando surgiu um convite para olhar um cavalo que estava no pátio ao lado de onde estávamos, pelo muro era possível de avistá-lo, então ele e outros alunos mais o professor foram olhar, uma ideia boa, já que era necessário distraí-lo enquanto a tal van demorava para chegar! já se passavam 30 minutos de atraso!
Um aluno deu uma puxada no Pepe, ele não gostou e já de momento se atirou no chão, pronto ficou desconcertado começou a dar risadas altas e a se rolar, corri para atender, e ele me olhava e repetia; o que mãe??? várias vezes como se estivesse dado um espasmo e o que aconteceu ele não lembrava!
Pedi que ele se limpasse ele ficava se olhando mas ria ao mesmo tempo, como se aquilo não representasse absolutamente nada!
Então limpei ele e o coloquei ao meu lado sentado, té que a van chegou! Ufaaaa, entramos na van e lá ele ainda continuou como se estivesse perdido, a professora sentou ao seu lado na van, ele a todo o momento cuspia nela, Eu nessa hora fiz errado, refletindo minha posição!
- Em primeiro momento eu não deveria ter deixado eles se sentarem junto na Van, pois eu já sabia que ele estava desorientado,
- Em segundo eu avisei que ele estava desorientado, a prof reconheceu que ele estava cansado, a partir daí, eu tinha que ter tomado a decisão firme de sentar ao lado dele, para evitar situação indesejada! Mas não a fiz, deixei por mais tempo, até que a prof disse não dar mais, hora eu não posso deixar que outros tomem decisão eu tenho que ser mais enérgica, mas isso sinto que vou aprender, errando, mas aprendo!
Fica a dica, sigam seus instintos, mesmo que errando mas sigam, acredito que nós mães conhecemos nossos filhos o suficiente para entender quando é hora de intervir.
É difícil administrar as situações mas acredito que estamos caminhando em direção certa!
Conto como saldo positivo nosso passeio, tudo serve de aprendizado os bons e maus momentos, e agradeço a boa vontade das pessoas que lá estavam, pois suas intenções eram ótimas para nos ajudar!
Um grande abraço
Ana Cristina




4 comentários:

  1. Preciosa celebración, precioso Pepe. Esta muy grande. y se ve muy guapo con su bigotito.
    Esperemos que la integración sea una pronta ( y necesaria) realidad para estos angelitos maravillosos.
    Bss y una bendecida semana para todos. Ö)

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, tem troquinha no meu blog de selinhos, vai lá participar...
    bjao, espero vc!!!

    http://selosetrocas.blogspot.com.br/2014/07/troquinha-dia-do-amigo.html

    espero sua inscrição...
    Thaís

    ResponderExcluir
  3. Às vezes o melhor é confiarmos em nossos instintos!
    Bjoks e uma semana iluminada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    O Pepe tá lindode caipira.muito bom vc compartilhar sua experiencia conosco, nós mães somos seres humanos e aprendemos muitas vezes errando,somos mães independente da condição de nossos filhos.Parabéns pela sua dedicação,sempre é bom confiar nos instinto maternal.Deus ilumine!
    Beijinhos no caipira fofo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário.
Um grande abraço
Ana Cristina

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...