Olá!!
Você que está me visitando, por gentileza deixe seu contato nos comentários, que farei questão em retribuir a visita.

Pessoas que participam do blog.

terça-feira, 27 de março de 2012

Autismo, um novo aprender!

Oi Pessoal!
Bom hoje venho aqui falar um pouquinho do Autismo, está em minha família meu filho Pedro Lucas foi diagnosticado pela neuropediatra Dra: Newra Tellechea Rotta com Espectro Autista faz 02 anos, e tudo posso garantir,  mudou aqui em casa. Foi uma suspeita levantada na Apae, no qual ele tem atendimento e que se confirmou com a consulta da Dra, depois de muitas testagens no consultório, digo testagens porque não há exame para se fazer (tipo de sangue),  é identificado através de exames clínicos e muita conversa.
Hoje temos respostas, para comportamentos que não entendiamos, já que ele tem Síndrome de Down, e crianças com esta síndrome são tranquilas, e o Pepe, não! É uma criança que tem muita dificuldade em se relacionar com as outras pessoas. Dificuldades na fala, ocasionando dificuldade de comunicação.
Então apartir do descobrimento desta Síndrome de Autismo fomos e estamos sempre em busca de conhecimento. Um coisa interessante minhas Amigas e Amigos, é que quando se é falado no assunto, parece inacreditável, mas as coisas são bem mais fáceis de se resolver, ou serem entendidas, e pessoas Amigas estão sempre em vigília com a gente, buscando assuntos relacionados com o que nos traz dúvidas, e preocupações, assim contribuem na nossa caminhada com informações e dicas maravilhosas. Hoje recebi um email muito especial da Sandra Ciotta que eu conheci aqui no mundo virtual com o blog dela Artes da Sandra. Me enviou um texto excelente, que  ela encontrou no blog de uma amiga, mas pode ser encontrado neste site: Ellennotbohm.com. Muito obrigada querida Sandra. Me passa o endereço da tua Amiga, quero entrar em contato com ela!
Esta semana até o dia 02 de abril ( dia da cosncientização do autismo) vou estar fazendo postagens realacionadas com o Autismo,

Neste livro tem um texto na pg 422 cap 30 do autor Carlos Gadia que ele fala de forma técnica sobre Diagnóstico, os Critérios de testagens, avaliação, tratamento, aqui vem o que eu bato na tecla sempre que preciso falarno que acredito que é, em medicina andando junto com a parte pedagógica ele traduz bem isso, um trecho:
" Asssim como o diagnóstico, o tratamento também é dependente de uma abordagem multidiciplinar e interdisciplinar. Dentro do tratamento vamos distinguir o tratamento farmacológico e o manejo educacional, de linguagem, e terapêutica. Não existe uma medicação específica para autismo."
Para tanto, estamos sempre tentado acertar, e, é em busca de qualidade de vida para nosso filho que estamos sempre lendo e compartilhando informações.

Aqui é um cartaz que coloquei na porta do armário da cozinha para o Pepe visualizar que uma família deve fazer as refeições juntas, então expliquei para ele e coloquei ali. Ele olha e diz Papai não sai, Mamãe não sai, Pepe não sai!! É "galau", aí eu digo é Legal!!!
Temos esta dificuldade ele ainda não internalizou que devemos fazer as refeições juntos, então sempre pede para alguém sair! Vai levar um tempo mas ele vai compreender!
Por hora é isto!
Um grande abraço
Ana Cristina

8 comentários:

  1. Oi Aninha!

    Muito legal sua postagem, pois nem só de artes vivem os blogs, não é mesmo?

    A minha sobrinha foi diagnosticada dentro desse espectro autista e desde então todos da família se empenharam em aprender sobre o autismo e dar à pequena toda a atenção e cuidados especializados que são recomendados (fono, terapeuta ocupacional, etc).

    Eu tenho um filho que é hiperativo (diagnosticado e medicado), que é um doce, mas não para quieto, acidenta-se com facilidade, perde as coisas e, definitivamente, não gosta dos livros... Também foi um processo de conscientização e aprendizado para entender a melhor forma de me comunicar com ele.

    Acho que o grande segredo é o conhecimento. Muitos pais amam profundamente os seus filhos, mas não estão preparados para lidar com dificuldades como estas. Quando a gente sabe do que se trata e do que a nossa criança precisa, tudo flui bem melhor!

    Um beijo e parabéns por abordar o tema!

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, vou acompanhar tudinho que ira postar até o dia 02 rsrs.
    Tenho um sobrinho altista de 4 anos que é a coisa mais linda do mundo, minha cunhada mergulhou de cabeça(em cursos, palestras) para atender todas as necessidades dele, chega emocionar de ver o empenho dela com ele e tudo aquilo que leio, aprendo vou passando.
    Bjos e obrigada sempre pelas dicas.
    Mary - MaryArt

    ResponderExcluir
  3. OI ANA!!MUITO LINDO O SEU DEPOIMENTO!EU TENHO UMA ALUNA QUE TEM SÍNDROME DE ASPENGER E AUTISMO. ELA TEM 8 ANOS. JÁ SABE LER E ESCREVER, SE COMUNICA BEM, É MUITO AFETIVA E CARINHOSA.ESTÁ NO COLÉGIO DESDE PEQUENA E O DIAGNÓSTICO VEIO AOS 3 ANOS.ELA NÃO FALAVA E FUGIA DO CONVÍVIO COM AS PESSOAS, SE ESCONDIA PRA NÃO VER NINGUÉM, SÓ GOSTAVA DE BRINCAR NA RUA, EM LUGARES BEM ABERTOS. COM TRATAMENTO E O ACOMPANHAMENTO DE UMA PSICOPEDAGOGA, SE DESENVOLVEU BASTANTE. HOJE PEDE O QUE QUER, RESPONDE O QUE PERGUNTAMOS, TEM AMIGOS. ELA TEM UMA MONITORA QUE FICA AO SEU LADO DURANTE AS AULAS E A ORIENTA NAS ATIVIDADES. ESTÁ NO TERCEIRO ANO.TENHO CERTEZA DE QUE SEU FILHO SE DESENVOLVERÁ. O TEMO E O TRATAMENTO TRARÃO MUITOS RESULTADOS.BEIJOS!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris!!! Fico feliz que tenha gostado do texto. Eu adorei a acredito que todas as pessoas, conhecendo ou não alguém com autismo, deveria ler para olhar esses "pequenos" com outros olhos. Tenho certeza que tanto você como minha amiga, são as melhores mães que essas crianças poderiam ter!!! Vou te passar por mail o endereço dela.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris!!!
    Lindo, emocionante seu depoimento..
    Hoje o autismo não é mais aquele "bicho" de antes. Estimule, estimule, estimule seu pequeno em tudo que vc imaginar.. Ame, acarinhe, e principalmente tenha muita paciencia. Traga o maximo de boas pessoas para a vida dele. Muita fono, terapia, trabalhe ao maximo a motricidade dessa criança,se vc tiver a familia perto, aproxime-os.. Esse conjunto ajuda imenso..
    Voce foi escolhida para ser MÃE dessa criança!!! E Deus não escolhe os capacitados, Deus capacita os escolhidos.. não esquece isso, ta?!
    Bjus repleto de carinho pra vcs
    Joanna


    http://mapetitelima01.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, já estou com tudo da troquinha da páscoa, pronto para lhe enviar, só estou precisando do seu endereço. Por favor me envie por e-mail para chegar à tempo da páscoa!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juju!
      Preciso do teu email, para enviar meu endereço!
      Bjus
      Ana Cristina

      Excluir
  7. olá!amiga!!encontrei seu blog por acaso,se é que existe acaso,em situações tão complexas,não é mesmo?eu também sou mãe de uma autista,linda,o nome dela é Maytê,e falta pouco pra fazer 6 aninhos,ela foi diagnosticada,como portadora do transtorno global do desenvolvimento,que é a maneira correta de falar dessa doença.
    ela começou apresentando ,atrasos,dificuldades de locomoção,não esboçava reaçoes simples ,como sorrir ,chorar,espanto,etc,seguido de ausencia de fala,oque acontece até os dias de hoje.Iniciamos as terapias bem cedo,pois embora mãe de primeira viagem,sou bem atenta e logo percebi que havia algo diferente em minha filha,isso se deu aos 7 meses de vida.
    oque posso afirma a você querida,é que seu filho ainda vai te surpreender muito,pode acreditar,no inicio achei que a Maytê,não fosse aprender as coisas,mas,acredite,essa turminha autista,são inteligentes que só,e do jeitinho deles aprendem tudo,porém,não é no nosso tempo,eles são um pouco lentos,mas pode ficar tranquila,ele vai aprender de tudo e mais um pouco.
    pode contar comigo,ok!
    me visita,vou adorar receber você
    fazendoartecomadulciblogspot.com.
    abraço grande!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário.
Um grande abraço
Ana Cristina

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...