Olá!!
Você que está me visitando, por gentileza deixe seu contato nos comentários, que farei questão em retribuir a visita.

Pessoas que participam do blog.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Autismo, um novo aprender a cada dia!

Oi Pessoal!
Esta semana em especial estou abordando o tema Autismo. Devido que dia 02 de abril é o dia declarado pelas Nações Unidas (ONU), como o dia mundial de conscientização do Autismo.
Já se fala em autismo pelo mundo há muito tempo!
Bleuler (1911), usou pela primeira vez a expressão “autismo”, referindo-se a perda de realidade;
Léo Kanner (1943): descreveu 11 crianças que tinham uma inabilidade inata para estabelecer contato afetivo e interpessoal, e na época sugeriu que era uma síndrome muito rara;
Asperger  (1944): descreveu um grupo de crianças, mas a diferença que estas tinham inteligência normal.
"Hoje sabe-se que o autismo não é uma doença única, mas sim um distúrbio de desenvolvimento complexo, que é definido de um ponto de vista comportamental". (Gadia, Carlos, texto aprendizagem e autismo, pg 423, 2006, artmed).
A médica do Pepe sempre quando vamos ao consultório refere-se ao autismo como Transtorno global do desenvolvimento (TGDs). 
Um fato interessante é que o autismo é presente em mais casos de meninos. A cor referência do autismo é azul.
Na revista autismo, tem uma entrevista muito interessante com o neurocientista Muotri, ele é brasileiro e reside na Califórnia -EUA, onde dá aula e faz pesquisas relacionadas com o autismo recentemente ele descobriu uma via de chegar ao neurônio que causa a síndrome, em estudos ele afirma que vai achar uma droga capaz de curar o autismo, entre no link é muito interessante!
  Um grande abraço
Ana Cristina



6 comentários:

  1. Aninha!

    Mais uma vez parabéns pela postagem, de utilidade pública e sensibilização!

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha, estou muito feliz que tenha me escutado na rádio e que tenha gostado.
    Gostaria que me enviasse um e-mail com o nome do teu pessoal que escuta contigo e o local onde vocês moram, para eu poder mandar um alô e um beijinho pra vocês no próximo sábado.
    Se tiver criança diga para entrar na homenagem da canção infantil.
    Aguardo!
    e-mail: quelsfs@yahoo.com.br

    Beij♥ carinhoso
    Mais uma coisinha...tua postagem está ótima.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, já estava preocupada com a nossa troca rsss! Segue emu e-mail para matermos contato.
    bjs
    julianamenezes33@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Cristina, chegaram os mimos que me enviou. Adorei e já fiz um post no blog. Bjkas e boa e santa semana.
    http://dikasxtrukes.blogspot.com.br/2012/04/troca-de-pascoa-blogueiras-unidas-e.html

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga linda!

    Emocionada fiquei eu com seu recadinho lá no blog!!! É essa energia que me faz ter ainda mais vontade de compartilhar esses momentos especiais via internet!

    Um beijo imenso e uma linda semana para vc!

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Gostei desse artigo, acho que todas as pesquisas são válidas e um dia ainda descobrem uma maneira de ajudar os autistas a melhorar a qualidade de vida. Você viu a manta no meu blog, Erik não usa medicamentos e a manta é um acessório de ajuda para quando ele está agitado. Mandei o link do artigo para minha filha, ela voltou recentemente a morar nos estados unidos pois infelizmente não encontrou assistência suficiente para o Erik aqui. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário.
Um grande abraço
Ana Cristina

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...