Olá!!
Você que está me visitando, por gentileza deixe seu contato nos comentários, que farei questão em retribuir a visita.

Pessoas que participam do blog.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Apae x Escola!

Oi, Pessoal
Hoje eu vim aqui para falar um pouco da importância da Apae em nossas vidas.
Para as pessoas terem uma ideia do que é, quando soubemos que o nosso filho tinha uma síndrome quem nos socorreu de imediato foi a Apae, certo! Nos amparando, dando assistência psicológica encaminhamentos para especialistas e de imediato o atendimento precoce para o Pepe!
Então os anos foram passando e com 04 anos colocamos o Pepe na escola regular (educação infantil), mas com acompanhamento da psicóloga da Apae trocando informações com a professora do Pepe lá da escola regular, certo que para isso houve uma conversação um acordo de interesses em trocar informações. Trocamos de Apae do RS para SC devido a mudanças que não vem ao caso aqui!
E  continuamos com o mesmo processo, só que na Apae de SC já tínhamos uma estrutura diferente onde o Estado já tratava de incluir os alunos na rede regular de ensino, então o Pepe começou a participar de uma sala de recursos que se chama SAEDE dentro da Apae no horário inverso ao da escola regular. E continuamos com os atendimentos psicológicos e trocas de informações com os professores.
Bom até aí perfeito, o Pepe dentro de suas limitações ia para a escola regular de educação infantil, as crianças o esperavam no portão tal era o carinho que tinham por ele e amizade!
Para nós nesta época o que realmente importava era esta interação dele com as crianças, para que ele tivesse a oportunidade de brincar como qualquer outra criança!!!!!!!
Deixamos que ele ficasse na educação infantil até os 08 anos, devido a baixa estatura e seu comprometimento intelectual!
Mas no final de 2008 nos deparamos com a situação de te-lo que fazer a matrícula no 1º ano da escola regular, foi feita a mudança e já em 2009 ele estava de escola nova, novo espaço (bem grande) novos colegas nova professora novo tudo, tão tudo que foi demais para ele e para nós, nos vimos em meio a uma situação diferente, o Pepe estava se tornando uma criança agressiva na qual batia constantemente em seus colegas se auto agredia com mais frequência a ponto de apenas 03 meses de escola tivemos que retirar, para preservar a sua integridade e de seus colegas.
Foi um soco no estômago um desalento, um desespero nós como pais com sentimento de fracasso, tentando culpar alguém não aceitando o fato de que nosso filho não estava suportando tudo aquilo era demais para ele.
Assim o corpo de técnicos junto com o pedagógico da Apae sempre atentos levantou-se a proposta de levar o caso do Pepe para um especialista recorremos então a um estudo de caso, para tentar achar um entendimento do que estava acontecendo!
Aquele ano de 2009 foi sofrido, o Pepe fora da escola eu me sentido culpada por tudo, cheia de questões não respondidas tentando entender o porque daquela situação!
Então entrou mais um ano veio 2010 e com ele o diagnóstico do autismo, e o Pepe fazendo parte então de um grupo pequeno na Apae já que escola não podíamos mais cogitar naquele momento!
Cotamos sempre com o bom senso das pessoas que trabalham na Apae, isso é primordial para um bom desempenho dos alunos apaenanos, já que cada um tem que ser olhado de maneira específica e unica!
Como a Apae de SC é responsabilidade da Fundação catarinense de Educação Especial  FCEE, todos os anos nossos Pedagogos especiais são nomeados por um critério ao meu ver cruel, por se tratar de um descarte, todos os anos se rompe a ligação dos mesmos já que no ano seguinte poderão ser enviados para outras Apaes devido ao tal critério de seleção!

Uma ressalva,  acredito que se a FCEE estivesse mais perto das entidades assistidas por ela o trabalho seria bem melhor, já que as enturmações são feitas em gabinetes e não junto com a a direção da Apae no local!

Então mudam-se as opiniões as visões, e um trabalho que estava dando certo é descartado, coloca-se outro em prática e a criança no meio de tudo isso, e nós pais tentando ajudar e batendo o pé para as coisas funcionarem.
Agora depois de muita conversa  a situação do nosso filho é essa; Atendimento pedagógico individualizado 2x por semana em horário reduzido para poder estar atendendo não só a ele como outros alunos que também necessitam desse atendimento individualizado, e devido a falta de oferta de professores teve-se que adaptar assim para que eles não fiquem sem o atendimento!
Escola regular para ele entendemos que no momento não é a melhor opção, mas não descartamos a possibilidade, estamos sempre atentos e abertos para novas possibilidades, nada é estático e deve ser generalizado, muito diálogo e bom senso acreditamos ser a melhor solução para nossos alunos especiais!
Se me perguntar está boa esta condição para o teu filho? Eu digo para vocês que penso na felicidade dele em primeiro lugar, ele poderia estar indo mais vezes na semana talvez, mas aí eu me pergunto, será que ele corresponderia? Bom deixemos esta questão mais para frente, tudo muda!!!
A questão é, ele gosta de estar lá na Apae me pede para ir, sonha com os colegas e professores a noite e me conta no outro dia!
Colega Érica!

Colegas da Apae Passo de Torres!

Professora especial Marilene!

Momento fisioterapia Amanda!

Professora especial Nair!

Colega Donavan!

Espero que os repasses financeiros para as Apaes de todo o Brasil aumentem, que os olhares dos parlamentares e cidadãos para com esta entidade fundada a mais de 50 anos no Brasil por uma mãe especial, se voltem com mais atenção e carinho, já que se trata de uma entidade filantrópica e que presta um serviço maravilhoso para a sociedade!
Um grande abraço
Ana Cristina



6 comentários:

  1. LINDO PEPE, lindo trabalho da Apae aqui em Ribeirão Preto, estão fazendo de tudo para não fechar, pois está com uma rombo ou roubo de mais de dois milhões, uma pena, beijos a vcs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Lindo seu filho!Parabéns!
    O trabalho da APAE,é maravilhoso, é é grande suporte para portadores de síndromes.Espero que nossos governantes olhem com carinho para essa instituição que tem ajudado milhares de pessoas em todo Brasil!
    Um beijão pro Pepe!
    Káren!

    ResponderExcluir
  3. Ana . Hermosas fotos y Pepe, ¡¡Lindo...tiernisimo!! Estas instituciones son de gran ayuda. Muchas veces los padres no saben como actuar cuando sus pequeños tienen alguna dificultad y gracias a Dios en algunos países los gobiernos están muy comprometidos en prestar su cooperación. lo mas importante, es que Pepe sea siempre un niño felíz. Tiene muy lindas profesoras y se ve que Erica lo quiere mucho. Estos niños son verdaderos ángeles que vienen a este mundo a sembrar paz. Tenemos mucho que aprender de ellos. Miles de besitos para Pepe que es un precioso. Ö)

    ResponderExcluir
  4. ENTENDO TD O Q VC COLOCOU,MT DIFICIL MSM,ESTAMOS COM EXAMES PRA FAZER NO MEU FILHO DE 4 ANOS,ESTA SEM IR AS AULAS DESDE INICIO DE SET. ACHO Q O COLEGIO ATRASOU ELE PQ A PROFESSORA Q ELE GOSTAVA SAIA 2 DIAS NA SEMANA PRA FAZER FACL.E Ñ DISSE NADA,ELE FICAVA COM A AUXILIAR E +13 CRIANÇAS,COMEÇOU A GRITAR,CHORAR,FOI QUANDO DESCOBRI Q A ''TIA'' Ñ FICAVA LA,ESTOU PENSANDO EM PROCESSAR O COLEGIO POR QUEBRA DE CONTRATO,PQ ELES DEVERIAM TER FALADO DA MUDANÇA E Ñ DEIXAR ACONTECER A CONFUSÃO,ELE COMEÇOU A APANHAR NO COLEGIO,ACHO ATÉ Q A AUXILIAR TB O FEZ,MAS Ñ TENHO COMO PROVAR,INFELISMENTE FAZEM CAMINHADA PRA TUDO MENOS PRAS CRIANÇAS Q SOFREM SEJA O ABUSO Q FOR,OS GOVERNANTES QUEREM VOTO....SO JESUS,GOSTARIA DE PODER CONVERSAR COM VC,POSSO MANDAR MEU EMAIL? CLEIDE

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário.
Um grande abraço
Ana Cristina

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...